Institucional

← Voltar

Criação da Defesa Civil no Município de Erechim

A Defesa Civil no município de Erechim, foi criada pela Lei 3.008 de 19 de dezembro de 1997, com a denominação de Comissão Municipal de Defesa Civil do Município de Erechim – COMDEC.

No ano de 2005, foi criado pela Lei 3.902 de 09 de novembro de 2005, o Fundo Municipal de Defesa Civil – FUMDEC, o qual tem por finalidade ser uns instrumento de captação e aplicação de recursos afim de financiar as ações de Defesa Civil no município.

No ano de 2007,  a Comissão Municipal de Defesa Civil passa a se chamar Coordenadoria Municipal de Defesa Civil,  instituída pela Lei Municipal 4.247 de 12 de dezembro de 2007. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi regulamentada no ano de 2008 pelo Decreto 3.245 de  06 de fevereiro de 2008.

A Defesa Civil

Por definição Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas com o propósito de evitar ou minimizar desastres, procurando, ao mesmo tempo, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade do convívio social. Essas ações são articuladas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC).

Atuação
Para reduzir os desastres, desde a prevenção até a recuperação, a Defesa Civil desenvolve suas atividades em quatro fases:

Preventiva: Desenvolvida em períodos de normalidade, é fase de extrema importância, por ser o momento de elaboração de planos e dos exercícios simulados, destinados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme os riscos de cada região ou município.

Socorro: os trabalhos desta fase atuam direto nos efeitos da ocorrência e são desenvolvidos com emprego coordenado de pessoal treinado dos vários órgãos envolvidos, conforme planos preestabelecidos. É a fase, por exemplo, da extinção do incêndio, resgates de vítimas, evacuação etc.

Assistencial: os trabalhos da fase assistencial ocorrem concomitante ou logo depois do impacto violento da emergência. Constituem-se no abrigo, alimentação e assistência médica à população atingida.

Recuperativa: a fase recuperativa nas obras para reparos dos danos é a mais longa e onerosa. É o período dos investimentos, visando a volta à normalidade da área atingida, recuperando as condições anteriores da vida comunitária. Neste período, fecha-se o ciclo do atendimento da emergência e inicia-se a prevenção de novos desastres.

Em qualquer fase desse trabalho o regime é de cooperação entre os níveis de governo e a comunidade, com aproveitamento máximo dos recursos disponíveis.

Missão, Visão e Valores

Nosso Negócio
Proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, no Município de Erechim.

Nossa Missão
Prestar os serviços de proteção, socorro e salvamento às pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio, coordenando e executando as ações de defesa civil, atendendo em território Erechinense de forma eficiente, ágil e integrada com os órgãos do sistema de defesa social e à sociedade, visando à manutenção do sentimento de segurança e amparo à população.

Nossa Visão
Ser reconhecida nacionalmente como uma instituição pública moderna, competente e de alta credibilidade no desempenho das atividades de bombeiro e defesa civil, alcançando a excelência no cumprimento de suas missões constitucionais em todo território Erechinense.

Nossos Valores

Hierarquia:
Respeito aos diversos níveis de autoridade dentro da estrutura da organização, de forma a permitir a consecução dos serviços mediante comando e subordinação.

Disciplina:
Observância e acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam a organização, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos.

Ética:
Agir com responsabilidade, comprometimento, profissionalismo, transparência, honestidade, moralidade, lealdade e respeito às normas e aos demais profissionais da Corporação.

Excelência:
Buscar, permanentemente, a excelência na realização de suas atividades.

Espírito de Corpo:
Cultivar um ambiente onde prevaleçam o trabalho em equipe e o respeito às opiniões, a superação e tolerância, favorecendo criatividade, iniciativa e sinergia.

Coragem e Determinação:
Agir com ousadia, firmeza, tenacidade e convicção política diante dos desafios.

Vigor Físico:
Ser possuidor de capacidade física compatível a natureza de suas missões legais.

Satisfação:
Trabalhar com orgulho e prazer.